A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), por meio do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), confirmou nesta sexta-feira (16/5) um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) em uma granja de reprodutoras localizada em Montenegro, no Vale do Caí. A suspeita surgiu após relatos de sintomas respiratórios e neurológicos em aves, no último dia 12 de maio.
Amostras coletadas no local foram enviadas ao Laboratório Federal de Diagnóstico Agropecuário (LFDA), em Campinas (SP), que confirmou a presença do vírus H5N1.
Com a confirmação, o Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul (SVO-RS) colocou em prática as medidas previstas no Plano Nacional de Contingência para a Influenza Aviária. As ações incluem o isolamento da granja afetada, eliminação dos animais remanescentes e o início do protocolo sanitário para descontaminação do local.
Além disso, uma investigação será conduzida num raio de 10 km ao redor da propriedade para verificar possíveis conexões com outras granjas ou focos. A morte de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul, que segue fechado ao público, também está sendo investigada e a Seapi aguarda os resultados dos exames de sequenciamento genético.
Risco à população é inexistente no consumo de carne e ovos
O SVO-RS reforça que o consumo de carne de frango e ovos segue seguro, pois o vírus não é transmitido por meio da ingestão desses alimentos. Não há necessidade de restrições ao consumo de produtos de origem avícola.
Sobre a Influenza Aviária
A Influenza Aviária, ou gripe aviária, é uma infecção viral altamente contagiosa entre aves, podendo em casos raros afetar seres humanos. Os sintomas nas aves incluem dificuldade para respirar, secreções nasais e oculares, espirros, descoordenação motora, torcicolo, diarreia e alta taxa de mortalidade.
A população deve comunicar imediatamente qualquer suspeita de surtos respiratórios ou mortes súbitas em aves à Seapi, por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.
Coletiva de Imprensa
A Secretaria da Agricultura concederá entrevista coletiva nesta sexta-feira (16/5), às 11h30, na sede da Seapi, em Porto Alegre, para detalhar as medidas adotadas.
Serviço:
Assunto: Atualização sobre caso de Influenza Aviária
Data: Sexta-feira, 16 de maio
Horário: 11h30
Local: Secretaria da Agricultura – Av. Getúlio Vargas, 1384, Menino Deus, Porto Alegre