GUAÍBA ATINGE COTA EM QUE AS ILHAS DE PORTO ALEGRE COMEÇAM A ALAGAR

GUAÍBA ATINGE COTA EM QUE AS ILHAS DE PORTO ALEGRE COMEÇAM A ALAGAR

O lago Guaíba chegou a 2,20 metros por volta das 8h desta sexta-feira (20) no Cais Mauá, em Porto Alegre — marca que já representa o início de alagamentos nas regiões insulares da capital, afetando as primeiras moradias.

Ao longo do dia, o nível seguiu subindo e atingiu 2,83 metros às 15h15, acendendo ainda mais o sinal de alerta para as comunidades ribeirinhas e áreas vulneráveis. A elevação é resultado da forte vazão dos rios Jacuí e Taquari, que continuam despejando grande volume de água na região.

A situação tende a se agravar entre o fim da tarde de hoje e o começo do sábado, com o agravante do represamento provocado pelo vento Sul, que pode ganhar força, com rajadas entre 50 e 80 km/h, impulsionado por uma área de baixa pressão sobre o Leste do Rio Grande do Sul.

Nos próximos dias, o fluxo de água no Delta do Jacuí deve aumentar ainda mais, elevando a possibilidade de o Guaíba se aproximar da marca de transbordamento (3,00 m) no início da próxima semana. O vento sul/sudoeste, que também deve soprar com intensidade entre segunda e terça-feira, pode represar o escoamento das águas e provocar uma rápida elevação do lago entre 30 e 50 centímetros em poucas horas.

Esse cenário levanta preocupações com relação a famílias que podem ser desalojadas ou desabrigadas, principalmente nas ilhas. Já o risco de transbordamento no Cais Central (protegido pelo muro da Mauá) é considerado moderado neste momento, mas requer atenção constante.

Mesmo sem atingir os 3 metros, a elevação já pode causar alagamentos por refluxo da rede pluvial em bairros como Voluntários da Pátria, rodoviária e Praia de Belas — situação que já foi registrada em outras enchentes anteriores com níveis entre 2,50 e 2,60 metros.

Durante a cheia de maio de 2024, por exemplo, ruas do Quarto Distrito e do Centro Histórico já estavam submersas no dia 3, quando o Guaíba se aproximava dos 4 metros. Em outras ocasiões, pontos críticos registraram alagamentos mesmo com o nível abaixo desse patamar.

A Rádio Conexão Web segue acompanhando em tempo real e reforça o alerta para que a população fique atenta às orientações da Defesa Civil e canais oficiais de informação.

GUAÍBA ATINGE COTA EM QUE AS ILHAS DE PORTO ALEGRE COMEÇAM A ALAGAR

Compartilhe:

FALE CONOSCO! (51) 99988-0363