Entenda a Inflação de Junho e o Que Muda no Seu Bolso

Entenda a Inflação de Junho e o Que Muda no Seu Bolso

Conta de Luz Sobe, Comida Desce: Entenda a Inflação de Junho e o Que Muda no Seu Bolso

Você já deve ter ouvido falar em inflação no jornal, mas o que isso significa na prática? De forma simples, inflação é o aumento geral dos preços. E em junho, tivemos uma notícia curiosa: a inflação oficial foi bem pequena, quase zero (0,23%), mas o nosso bolso sentiu efeitos bem diferentes, como uma gangorra: enquanto umas coisas ficaram mais caras, outras, felizmente, baratearam.

O Vilão do Mês: A Conta de Luz

O grande vilão de junho foi, sem dúvida, a conta de energia elétrica. Ela subiu quase 3% e foi a principal responsável por puxar a inflação para cima.

Mas por que isso aconteceu? A resposta está na "bandeira tarifária", que mudou para vermelha. Pense nela como um sinal de trânsito para a sua conta de luz. Quando está verde, tudo normal. Amarela, atenção. Vermelha, o custo para gerar energia no país aumentou – seja por falta de chuvas ou outro motivo – e esse valor extra é repassado para o consumidor. Foi exatamente o que aconteceu, e o resultado veio no boleto mais caro no final do mês.

O Herói Inesperado: O Prato de Comida

Se a luz pesou no orçamento, o alívio veio do supermercado. O grupo de Alimentação e Bebidas teve uma queda de preços, a primeira em nove meses!

E isso a gente vê na prática. Sabe aquele arroz com ovo do dia a dia? Ficou um pouquinho mais barato em junho. Itens básicos como arroz, ovos e frutas tiveram uma queda de preço significativa. Pode não parecer uma fortuna, mas no carrinho de compras, essa pequena economia ajuda a compensar outros gastos que subiram, como a própria conta de luz ou o conserto do carro, que também ficou mais caro.

Inflação: Um Sobe e Desce que Exige Atenção

Esses dados nos mostram que a economia é dinâmica. A mesma inflação que encarece a energia pode baratear a comida. O INPC, índice que mede o custo de vida para famílias com renda mais baixa (de 1 a 5 salários mínimos), é o que guia, por exemplo, o reajuste de salários e aposentadorias. Por isso, ficar de olho nele é fundamental.

A grande questão que fica é: com a conta de luz mais cara e a comida mais barata, você tem parado para analisar para onde realmente está indo o seu dinheiro? Saber equilibrar o orçamento é a melhor forma de se proteger das surpresas da economia. É como sempre digo: Todo o desperdício (gasto excessivo ou desnecessário) leva à escassez e essa é o que causa a pobreza das pessoas e nações.

 

Entenda a Inflação de Junho e o Que Muda no Seu Bolso

Compartilhe:

FALE CONOSCO! (51) 99988-0363